Bullying - definição de William Voors
Com o objetivo de deixar clara a definição de bullying, apresento hoje a tradução de um trecho do livroBullying – Changing the Course of Your Child`s Life, de William Voors, 2000. Este livro é dirigido aos pais,a fim de que possam comprrender melhor este comportamento.
“O bullying acontece sempre que uma ou mais pessoas têm o prazer de usar o poder para repetida e consistentemente prejudicar ou ferir uma ou mais pessoas.
Podemos desmembrar esta definição em três critérios:
1. Deve haver ações negativas repetidas e consistentes contra a criança. As crianças naturalmente são resilientes e geralmente conseguem lidar com incidentes isolados e não relacionados de maldade. Mas bullying significa que o abuso acontece regularmente e pelas mesmas razões, resultando na baixa autoestima da criança.
2. Deve haver um desequilíbrio de poder entre a criança que pratica o bullying e seu alvo. Aquele que pratica o bullying é mais forte física, verbal ou socialmente, deixando o alvo se sentir oprimido e incapaz de lidar com o abuso. É importante saber que o desequilíbrio não precisa ser em tamanho. Às vezes uma criança menor pode humilhar e rebaixar uma criança maior porque seu alvo não possui as habilidades verbais para responder com confiança. Ter poucos ou menos amigos também pode levar a um desequilíbrio de poder social entre as duas crianças.
3. Deve haver sentimentos contrastantes entre a criança que pratica o bullying e seu alvo como resultado do episódio de bullying. A criança que pratica o bullying pode se sentir excitada, poderosa ou achando graça depois do episódio de bullying enquanto que aquela que sofreu o bullying se sente amedrontada, embaraçada ou ferida. As vítimas geralmente se sentem feridas e bravas quando o bully as ataca. Se tentam expressar sua mágoa ou raiva, a criança que pratica o bullying geralmente responde com indiferença ou zombaria, o que leva a mais humilhação ainda.”
Acho bastante interessante o terceiro critério, por deixar claro que a brincadeira deixa de ser brincadeira e passa a ser bullying quando alguém sai machucado. Este contraste de sentimentos muitas vezes pode não ser tão evidente, portanto é preciso o olhar atento dos educadores.