Sinais de que uma criança está sofrendo bullying

78

Trecho do livro Children and Bullying – How Parents and Educators Can Reduce Bullying at School, do grande especialista Ken Rigby.

“Como já vimos, embora várias crianças contem a seus pais que estão sofrendo bullying na escola, estima-se que 50% dos meninos e 35% das meninas que disseram ter sofrido bullying não contaram para a mãe e menos ainda para o pai. Portanto, os pais que suspeitam que seus filhos estão sofrendo bullying na escola devem procurar sinais que sugiram isto. A Tabela abaixo dá uma lista de possíveis sinais.

Ao consultar esta lista, reconheça que cada um dos sinais pode indicar alguma outra coisa que não bullying. Isto é apenas um guia. No entanto, quanto mais sinais presentes, maior a probabilidade de que a criança esteja sofrendo bullying.

Sinais de que uma criança está sofrendo bullying

Físicos – Machucados inexplicados, arranhões, cortes. Roupas ou pertences rasgados ou danificados.

Psicossomáticos – Dores não específicas, dor de cabeça, dor de barriga, aftas

Comportamentos relacionados à escola – Medo de ir ou voltar andando da escola. Mudança de rota para a escola. Medo de pegar o ônibus escolar. Pedir para que os pais levem para a escola. Não querer ir para a escola. Deterioração no trabalho escolar. Chegar em casa com muita fome (porque pegaram o dinheiro do lanche). Relatar perda de objetos. Pedir ou pegar dinheiro (para pagar ao bully).

Mudanças no comportamento social – Ter menos amigos. Não querer sair. Ser convidado com muito menos frequência.

Indicadores emocionais – Parecer chateado, infeliz, solitário, choroso, estressado, se tornar retraído e deprimido. Pensamento suicida. Mudanças de humor inesperadas.

Comportamentos preocupantes – Irritabilidade e explosões temperamentais. Parar de comer, comer demais, não conseguir dormir, pesadelos, fazer xixi na cama, gritar durante o sono.

Indicadores de saúde ruim – Estar geralmente cansado ou abatido, ter pouca resistência a infecções e doenças recorrentes. Ameaçar ou tentar suicídio.”

78 Responses to “Sinais de que uma criança está sofrendo bullying”

Sua resposta